O Projovem Adolescente de Bagé retornou suas atividades, depois de um merecido feriado de carnaval. E como houve tempo para descansar, os coletivos retornaram com toda a força. Na tarde do dia 22/03 os jovens relembraram os assuntos que foram anteriormente abordados sobre Cultura, e por falar em cultura, nada melhor do que conhecermos a nossa própria! A da nossa origem, do nosso povo, da nossa cidade! Bagé! Rainha da Fronteira, que neste ano de 2011 comemora seus 200 anos!
Segue um pouco da História de Bagé, assunto trabalhado no projovem e também algumas fotos do dia! Divirtam-se!
FUNDAÇÃO: Em 1811 pelo governador do RGS, Dom Diogo de Souza.
ORIGEM DO NOME: Bagé - "É indígena", vem do cacique minuano chamado IBAJÉ, ou da linguagem
indígena "bag" que significa serros.
Bagé foi elevada a cidade em 1859.
A colonização da região iniciou-se com a chegada dos europeus: Portugueses e espanhois (séc. XVII).
Cidade localizada no extremo sul do Brasil,a 60 Km da fronteira com o Uruguai, sendo o caminho mais curto entre Porto Alegre e Montevideo.Seu rebanho Bovino e ovino é referência mundial em qualidade, resultando no lugar onde é servido o mais saboroso e autêntico Churrasco do Brasil.Sua economia é bem diversificada e encontra-se em fase de expansão,indo da pecuária de corte à ovinocultura,além de ser um pólo importante de cavalos PO,dentre eles o cavalo Crioulo.Na agricultura se destacam as grandes plantações de arroz,e atualmente em fase de expansão a fruticultura, dentre elas uvas p/ vinícolas que estão se instalando na região.
Porta de entrada para o pampa gaúcho,seus campos preservam o bioma natural da região e seu povo não se cansa de mencionar a sua rica arquitetura urbana e rural.Como o gaúcho de fronteira jamais viveu sem um cavalo,só poderia ser por aqui que se encontra o que há de melhor na produção eqüina nacional,principalmente dos puros-sangues ingleses e dos crioulos. Possui uma universidade particular (Universidade da Região da Campanha - Urcamp), uma universidade federal Unipampa (Universidade Federal do Pampa) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS . É marcante no município, desde sua fundação, a presença do Exército, por ser cidade de fronteira, é sede da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e atualmente Bagé conta com quatro quartéis e um hospital militar (que atende toda a região), para além de uma unidade da Justiça Militar.
Bagé é conhecida pela Festa Internacional do Churrasco, a maior festa deste tipo no Brasil, por onde circulam cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de duração. Paralelamente, acontece a festa campeira, que está em sua 3ª edição. Bagé é mormente conhecida pela Semana Crioula Internacional, que ocorre sempre no mês de abril, com grande competição de gineteadas. É sede, também, da exposição-feira rural mais antiga do país, a Expo-feira de Bagé, que no ano de 2010 realizou a sua 98º edição. Promove também grandes leilões de cavalos da raça puro sangue inglês, criados nos vários haras da região, os melhores do Brasil segundo os especialistas. Acorrem a esses leilões turfistas brasileiros e principalmente estrangeiros, que levam os melhores produtos pagos a alto preço. Assim, Bagé é uma grande exportadora de cavalos de corrida, trazendo divisas para o Brasil.
Bagé 200 anos!
A logomarca oficial do bicentenário de Bagé começa a ser utilizada como selo. O selo comemorativo deve ser utilizado até o final de 2011.
“Ele vai acompanhar correspondências, translados de escrituras públicas, enfim, todos os atos notariais praticados na serventia notarial do 2° Tabelionato”.
“Ele vai acompanhar correspondências, translados de escrituras públicas, enfim, todos os atos notariais praticados na serventia notarial do 2° Tabelionato”.
A ideia partiu de um funcionário como forma de homenagear da cidade, sintetizou o 1° titular do órgão, Samuel da Silva Cuba.
“Todos nós, de alguma forma, fazemos parte destes 200 anos”.
Após conhecerem a história de sua cidade, os jovens criaram um painel, contendo os principais pontos turísticos da cidade de Bagé, com curiosidades sobre cada um deles. O painel ficará exposto no CRAS, para favorecer toda comunidade!!! É isso ai! Cultura Pessoal!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário